CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 31 de julho de 2018

PMJP realiza curso de Literatura de Cordel para professores da rede municipal (João Pessoa)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia, nesta quarta-feira (1º), um curso de formação continuada para professores das escolas municipais, cujo objetivo é incentivar o ensino na Literatura de Cordel nas escolas da rede. O curso terá duração de 40 horas – entre atividades presenciais e virtuais. A abertura do curso acontece a partir das 18h30 desta quarta-feira, no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, com apresentação do escritor e músico Sérgio di Ramos.
O objetivo com o cordel é aproximar o estudante da cultura popular e incentivar a leitura dos folhetos dentro das atividades interdisciplinares de cada escola. A ideia da iniciativa surgiu da necessidade de valorizar a cultura popular e busca de inserir nas práticas curriculares, de acordo com as manifestações culturais reconhecidas pela comunidade. “É muito importante a inclusão dessa temática nas escolas para que possamos construir seres pensantes, além de valorizar a nossa cultura”, disse a assessora pedagógica do projeto, Sayonara Gomes.
Abertura do curso – a apresentação que abrirá o curso de formação continuada é de Sérgio di Ramos, que é compositor, letrista e artista plástico. Na música desde 1977, o artista tem assiduidade a partir de 2008 quando lançou o CD ‘Sistema de Doido’, e passeia entre o pop-contemporâneo e o cancioneiro popular. Além disso, Sérgio di Ramos tem 7 Cds autorais lançados.
Na abertura do curso, o escritor e músico apresenta Pocket-show acústico de 30 minutos de duração. Voz, violão e percussão, onde serão apresentadas entre 8 e 10 canções autorais, e declamação de uma ou duas poesias do livro “Chutando o Balde, derramando poesias” .
Incentivo – A PMJP, através da Secretaria de Educação, tem estimulado a prática do uso do cordel como atividade complementar. Diversas ações já foram realizadas com o objetivo de divulgar a prática. Dentre elas, o projeto “Cordel em Sala de Aula”. “Nós temos o cordel em praticamente todas as regiões do Brasil, mas aqui na Paraíba nós percebemos que a força, a raiz do cordel, é muito maior”, explicou a assessora pedagógica, Sayonara Gomes.
O projeto culminou em um evento que contou a com a participação dos alunos de 26 escolas da Rede Municipal e nove Centros de Referência em Educação Infantil que expuseram painéis e cordéis com as temáticas que foram trabalhadas durante o curso ‘Formação do Cordel na Sala de Aula’. Os alunos também realizaram apresentações musicais, teatrais, dança e recitação.

Pescado de: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário