CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Palmarino se destaca com literatura de cordel no Estado do Tocantins

 

Reproduzido do site A Terra da Liberdade

Muita gente não sabe, mas o cordelista Antônio Farias da Silva, de 63 anos, sucesso no Estado do Tocantins, nasceu aqui em União dos Palmares. E foi justamente em homenagem ao município de nascimento, que Antônio adotou o nome de Palmares.
Foi em meados da década de 80 que Antônio Farias começou a se dedicar a literatura de cordel. Além dos livros publicados, ele, que desde 1999 mora em Gurupi, município de Tocantins, já compôs cerca de 200 músicas.

A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mas, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno.

Em 2004, matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano, colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi, e agora faz pós-graduação.

Palmares é autor de dez livros, todos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e histórias infantis. Os CD gravados já somam sete, nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos dois últimos trabalhos, ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou. As músicas foram gravadas em ritmo de forró gospel.

Em 2011, o poeta e jornalista Zacarias Martins lançou o documentário “Palmares – o Cantador de Cordel”. Além de atuar como diretor, Martins também foi responsável pelo roteiro do documentário que conta um pouco da trajetória do poeta popular alagoano. O documentário está à venda pelo site www.livrariaveloso.com.br.

Palmares é um dos mais expressivos poetas de literatura de cordel da região Sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário