CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 3 de agosto de 2019

MANOEL BELIZARIO TOMA POSSE NA ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA E LANÇA FOLHETO "LEITURA NA ESCOLA" (João Pessoa, PB)



No dia 25 de agosto de 2019, o cordelista Manoel Belizario tomou posse na Academia de Cordel do Vale do Paraíba durante Sarau “Cantos e Contos da Cidade” ocorrido na sede do TCE/PB em João Pessoa. O poeta apresentou o seguinte discurso:



Saúdo a todos presentes
Expondo minha alegria
De poder tomar assento
Nessa grande Academia
Berço maior do Cordel
Do qual todo menestrel
Quer fazer parte um dia.



A primeira vez que vim
Ver esta agremiação
Fiquei bastante abismado
Com cada apresentação
Para a coletividade
Assistir tudo à vontade
Sem pagar nenhum tostão.








A minha vinda agradeço
A Raniery e Annecy,
Pois por intermédio destes
Poetas estou aqui
Desfrutando este momento
Neste adorável evento
Tão belo quanto um rubi.

*
Essa ocasião dedico
A meu amor Danielle,
Que está sempre do meu lado
Junto com Emanuelle
Filhinha do coração
São fontes de inspiração
Para verso a flor da pele.
*
Às minhas irmãs e irmãos,
Também dedico a meus pais.
Minha mãe que está conosco,
Mas meu genitor não mais.
Viajou para outro plano
É servo do Soberano
Dos campos celestiais.
*
Ofereço aos meus amigos,
Parceiros apoiadores,
Família de caminhada,
Colegas acolhedores,
Aos velhos bons camaradas
Que iluminam nossa estrada,
E a todos meus professores.

*
Pelo vale do cordel

Eu há quinze anos trafego.
Nele as rimas me perseguem,
Não luto, logo me entrego.
Dessas rimas me alimento
Faço delas aposento
Um chamego a elas não nego.
*
Todo esse tempo escrevi

Feito monge solitário,
Porém quando um dia vi

Este elevado cenário

Repleto de Poesia:

Cordel, forró, cantoria

Um caldeirão literário.
*                                                                                   
Pensei “desse agrupamento
Quero muito fazer parte,
Pois percebo que os poetas
Agem para além da arte:
Fincam elos de amizade
Onde a solidariedade
Mutuamente ganha aparte”

*
Respeito, Fraternidade
Vejo nesta academia
Por isso me interessei
Em compor a sinfonia,
Dando as mãos numa ciranda.

Quando a comunhão comanda
Todo sucesso irradia.
*
Poetas da Academia
Pretendo contribuir
Com esta instituição
Para com vocês seguir
Nesse rumo relatado
Por vocês apresentado
O qual pude pressentir.

Finalizo agradecendo

Toda a receptividade

Que os poetas expressaram
Para com este confrade
Ponho-me a disposição
Junto a esta agremiação
Em favor da sociedade.

João Pessoa, 25 de julho de 2019.

Nessa mesma ocasião, o poeta lançou o cordel “Leitura na escola”, o qual, a partir do ponto de vista acadêmico, aborda os três tipos de leitura presentes nas prática pedagógicas das escolas brasileiras que são a "leitura focada no autor", a "centrada no texto" ou a "voltada para a interação entre autor, leitor e texto". O poeta disponibilizou os seguintes trechos do folheto:




"É janela do saber,
Portal maior da cultura,
No qual se viaja ao longe
Seja por letra ou figura
Ou nos vãos do pensamento;
Ponte do conhecimento
Denominado LEITURA!

Ler vai muito além das letras
Penduradas num suporte;
É ver por trás da linguagem,
Multifuncional transporte
Dos sentidos pluricores;
Apreciar os sabores
Que a composição der porte.

A seguir explanaremos
Para o leitor vigilante
As concepções de leitura
Mais aceitas nesse instante
No mundo da academia
Que pesquisa todo dia
Numa produção constante."



                              

                                                       


[...]

LEITURA CENTRADA NA INTERAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR

Nessa abordagem a VISÃO

DE LÍNGUA é INTERACIONAL

As atuações humanas

Terão nela seu local
E o rebento do sentido
Só pode ser produzido
Por modo dialogal.
***
O texto é, portanto, espaço
Próprio dessa interação.
O autor é mero operário
Nessa imensa construção
Multipolar do sentido
Que também é construído
Por quem lê com atenção.
***
Assim autor e leitor
Dialogando com o texto
(Re)constroem seu sentido
Embasados no contexto
E também são construídos
Ou mesmo reconstruídos
Pelo texto ou hipertexto.
***
Nesse cenário A LEITURA
Tem base nos elementos
Da língua, mas segue além,
Em constantes movimentos,
Formando complexidade
Na interatividade
Com vários conhecimentos
[...]

                              
     
                                                                                                                    
Além de estarem presentes neste blog, várias outras postagens literárias do autor podem ser acessadas em diversos sites da internet, no Clube de Autores, no instagram e no Facebook, via página Manoel Belizario - Escritos Literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário