CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 18 de julho de 2019

Oliveira de Panelas é escolhido Presidente Honorário da Academia de Cordel (João Pessoa)


Acadêmicos na assembleia dos poetas de cordel

O poeta repentista Oliveira de Panelas foi eleito por unanimidade para a presidência de honra da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em assembleia realizada neste sábado, 13, no Museu de Jurandir Maciel, em João Pessoa. Na mesma plenária, os poetas associados elegeram Chico de Assis, de Ouro Velho, Juliana Soares, de Cabaceiras, Nelson Nunes Farias e Bartolomeu Xavier, de Caiçara, Kidelmy Dantas, de Nova Floresta, além da violeira Maria Soledade, de Alagoa Grande, para o quadro de sócios efetivos da Academia.
Seu nome de batismo é Oliveira Francisco de Melo, com o nome artístico de Oliveira de Panelas. Pernambucano nascido no município de Panelas (PE), o repentista foi adotado pela Paraíba, onde reside há 30 anos e conquistou o título de cidadão pessoense e de cidadão campinense, além da medalha Augusto dos Anjos.

Na mesma assembleia, foi aprovado o Código de Ética da Academia e a participação da entidade na Federação Folclórica Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário