CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 18 de julho de 2019

Literatura de Cordel é declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Aracaju

O projeto é de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual, Iran Barbosa.


Literatura de Cordel é declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Aracaju

A partir de agora, a Literatura de Cordel se torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Aracaju. A sanção da lei ocorreu na tarde desta quinta-feira, 11, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O projeto é de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual, Iran Barbosa. 
"O cordel está na base cultural do Nordeste. Embora de origem portuguesa, avançou e cresceu muito no Brasil, sobretudo no Nordeste. Sua raiz está em Pernambuco e Alagoas, mas se difundiu por toda região, inclusive em Sergipe. Em Aracaju há uma produção muito interessante”, destacou Edvaldo.
Para o gestor municipal, “o cordel tem uma linguagem diferenciada, que encanta”.  “São casos interessantes, relatos de vida, além de também contar a história do país. Há ainda a vertente musical, que é o repente, muito presente na boa música nordestina. Então, me sinto muito feliz em poder sancionar esta lei", salientou.
Acompanharam a sanção da lei os secretários Jorge Araújo Filho e Nildomar Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário