CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 30 de maio de 2019

Umirim debate residualidade na literatura (Umirirm - CE)


II JORNADA DA LITERATURA

Jornada acontece no dia 31 de maio; ainda há vagas disponíveis.


O campus de Umirim do IFCE promove nesta sexta-feira, 31, das 7:30 às 17:00, a II Jornada de Literatura, com o tema Residualidade e Transdisciplinaridade. O evento tem como público-alvo os profissionais da educação e estudantes da graduação e da pós-graduação das áreas de linguagens, artes e ciências humanas, bem como os interessados em geral. Ainda há vagas disponíveis na hora do credenciamento.
A Teoria da Residualidade, sistematizada em 1999 pelo professor de Letras da UFC, Roberto Pontes, trata do constante entrecruzamento entre os tempos, espaços e culturas, ou seja, nada há de novo na cultura e na literatura, pois todo período literário (ou corrente cultural) contém em si elementos de tempos anteriores e diferentes lugares. Tema da mesa-redonda de abertura, a Idade Média residual está presente ainda hoje na literatura de cordel e na cantoria nordestina atuais, bem como pode ser encontrado no livro Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, e na poesia erótica de Gilka Machado.
Além da mesa-redonda, a Jornada também abordará nas comunicações orais trabalhos sobre: o amor cortês do século XII (Trovadorismo) na obra A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; os resíduos barrocos no romance Inocência, de Visconde de Taunay; os resíduos do Naturalismo em O Quinze, de Rachel de Queiroz; a mentalidade do homem pós-moderno em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago; os resíduos da escola autoritária presentes nas instituições de ensino atuais, bem como a tradição e ruptura em Memorial de Maria Moura.
O evento se encerrará com a  conferência “Cavalhadas, manifestações residuais na cultura brasileira”, ministrada pelo professor Roberto Pontes (UFC). Poeta, crítico, ensaísta, tradutor, Roberto Pontes é membro da Cátedra Unesco, da United Nations University - UNU e tem publicados 11 livros de poemas e dois de ensaios.
Confira a programação completa aqui.
Fonte: IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário