CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 5 de maio de 2019

Professora da UFCG tomará posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (Campina Grande/PB)


A professora Rosilene Alves de Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. A solenidade de posse está marcada para o próximo dia 15, no Rio de Janeiro, RJ. Ela deverá ocupar a cadeira pertencente ao folclorista Câmara Cascudo, reservada aos pesquisadores que contribuíram para o estudo e a difusão da Literatura de Cordel no Brasil.
 Lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, a professora vem realizando, há cerca de 30 anos, pesquisas sobre a literatura de cordel no Brasil, sendo autora de diversos estudos, projetos de fomento ao cordel (através da criação da primeira cordelteca do CFP) e agraciada com diversos prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos.
 Em 2018, a professora redigiu o dossiê de registro da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil e coordenou a equipe de pesquisadores do IPHAN que realizou o inventário do cordel brasileiro.
(Ascom UFCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário