CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 20 de novembro de 2018

Na Fundação Casa de José Américo: evento sobre cordel homenageia Leandro Gomes de Barros, João Pessoa


A Fundação Casa de José Américo promove uma vasta programação, dedicada ao Cordel, nesta sexta-feira (23), das 9h às 17h. O grande homenageado é o patrono número um da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado um dos mais importantes poetas populares do Brasil, símbolo da Literatura de Cordel Brasileira. A programação terá atividades artísticas, palestras, lançamentos e mesa-redonda.

A abertura ocorrerá às 9h, com apresentação musical de Paulo Alcântara do Nascimento, seguida da saudação do presidente da Fundação Casa de José Américo aos participantes. O cordelista Nélson Barbosa de Araújo ministrará a palestra “Leandro Gomes de Barros – Pioneirismo e Genialidade”.

Na sequência, participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com apresentações culturais. Logo após, a professora Socorro Aragão abordará o tema “O cultural e o social na literatura de cordel”. As atividades da manhã encerram com o lançamento do Selo Personalizado Leandro Gomes de Barros, com o Cerimonial da Superintendência dos Correios na Paraíba e a apresentação do autor do desenho artístico do selo, o artista plástico Flávio Tavares.

A programação da tarde inicia às 14h, com participação especial da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e apresentações culturais. A seguir, a mesa-redonda “O cordel em debate”, mediada por Marco Di Aurélio, com abordagem dos seguintes temas: “O cordel no contexto educacional” (Maria de Fátima Barbosa), “A importância da literatura de cordel para a Folkcomunicação” (Osvaldo Meira Trigueiro), “A Literatura de Cordel Patrimônio Cultural do Brasil” (Emanoel de Oliveira) e “O Cordel e a Literatura Brasileira (Aderaldo Luciano), tudo isso seguido de debates.

Haverá ainda o lançamento do livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa-grande com o menino de engenho”, da autoria de Cauby Dantas. O evento será encerrado com um Sarau Poético.
Leandro Gomes de Barros, paraibano de Pombal, nasceu dia 19 de novembro de 1865 e faleceu no Recife, no dia 4 de março de 1918.

Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2018/11/19/47830-na-fundacao-casa-de-jose-americo-evento-sobre-cordel-homenageia-leandro-gomes-de-barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário