CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Evento em homenagem ao cordel movimenta Natal a partir desta quinta


Terceira edição do Círculo Natalense do Cordel acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro
novembro 13, 2018 às 18:24 - Por: Redação OP9
Evento gratuito acontece a partir de quinta-feira na Praça Padre João Maria, Cidade Alta. Foto: Agência Brasil/Divulgação
Evento gratuito acontece a partir de quinta-feira na Praça Padre João Maria, Cidade Alta. Foto: Agência Brasil/Divulgação

Promover o cordel enquanto gênero literário, incentivar a produção e difundir a riqueza da cultura popular. Esses são objetivos da terceira edição do Círculo Natalense do Cordel, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Praça Padre João Maria, no centro de Natal. A iniciativa é uma realização da Associação Cultural Estação do Cordel, em parceria com a Academia Norte Rio-Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA). O evento é gratuito e aberto a toda a população.
O evento busca explorar a dimensão pedagógica da literatura, sobretudo no contexto educacional, no qual o cordel atua como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. “Entendemos que uma das potencialidades do cordel, senão a maior, é a pedagógica, que contribui com o processo formativo do cidadão, no qual os professores são agentes indispensáveis na mediação do saber”, destaca Nando Poeta, professor, cordelista e um dos idealizadores do Círculo Natalense do Cordel.
Na programação dos três dias do Círculo Natalense do Cordel, serão realizadas palestras, oficinas, exposições, feira de livros e apresentações literárias e musicais. A ação é também uma homenagem ao Dia Nacional do Cordelista, celebrado em 19 de novembro, e vai reunir estudiosos, escritores e amantes do gênero cordel, tanto locais quanto nacionais. A iniciativa pretende aproximar ainda mais a população do Rio Grande do Norte da cultura cordelista, viabilizando o intercâmbio de saberes, do popular ao erudito, do informal ao formal.
Fonte: https://www.op9.com.br/rn/pop9/evento-em-homenagem-ao-cordel-movimenta-natal-a-partir-de-quinta-feira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário