CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Professora e poetisa Annecy Venâncio organiza o "Sarau Poético Poiesis" na Escola Estadual André Vidal de Negreiros em Goiana, PE


No último dia 30 de agosto de  2019, das 14h às 16h, foi realizado o primeiro Sarau da história da Escola Estadual André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Goiana, Pernambuco: o "Sarau Poético Poiesis".
O evento foi idealizado pela professora e poetisa pessoense Annecy Venâncio  e realizado por toda a equipe da escola. Alunos das turmas orientadas por Annecy, ( 6 C, 6° D, 7° A, 9C) abriram o evento com a música "Asa Branca" e declamaram cordéis dos poetas membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Bento Júnior, Marconi Araújo e Raniery Abrantes .
 
 Equipe de professores presentes e a diretora Roberta (quarta da esquerda pra direita)

                                                       
Apresentação da música Asa Branca

     
  Bento Júnior     
    Raniery Abrantes 

    
             Marconi Araújo  
       
    
Annecy Venâncio
                                                                                     

Os mencionados poetas se fizeram presentes e o abrilhantaram por meio da declamação de seus belos poemas de cordel. Além deles, também se apresentou o  poeta, cordelista e repentista José João, avô da aluna Heloísa do 6C.                                                             
          
 
 

  
José João

Uma turma orientada pela  professora  Cintia Rafaelle Queiroz apresentou a teatralização do cordel de Bento Júnior “A Borboleta e o Vagalume.

O "Sarau Poético Poiesis" contou com a apreciação de alunos de diversas turmas da escola que lotaram o auditório permanecendo vidrados nas declamações, teatralizações e nas apresentações musicais.

A partir da alta qualidade das apresentações nosso blog conclui que o O "Sarau Poético Poiesis" foi um grande evento cultural marcado por bom gosto artístico-literário.



***

Poetisa Annecy Venâncio

   

Annecy Bezerra Venancio, natural de João Pessoa-PB, filha de Adeci Venâncio e Aluísio F. de Santana, mãe de Ana Carolina Venâncio. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, é especialista em Língua, Linguagem e Literatura pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP e é mestranda em Letras pelo programa Profletras, Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Possui trabalhos em Literatura, mais precisamente no campo da subjetividade poética.

Um poema


Redação: blog Cordel Paraíba

2 comentários: