Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em agosto, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a Literatura de Cordel inspirou uma Atividade Diversificada, proposta pela docente de Língua Portuguesa, Luciana Araújo, aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema.
Com caráter interdisciplinar, ela desafiou-os a produzir o seu próprio cordel, respeitando as características do gênero. Cada educando, então, escolheu um tema já abordado nas aulas de Geografia, como migração, seca, fome e pobreza, para elaborar o seu poema. Além disso, confeccionaram as capas para as obras, utilizando a técnica que, tradicionalmente, ilustra tais livretos: a xilografia. Para isso, reutilizaram embalagens de isopor.
Seguindo a tradição, após prontas, elas foram penduradas em um varal literário, disponibilizado na passarela que conduz à piscina, para que fossem prestigiadas pela comunidade escolar.
A Literatura de Cordel:
Inserida na cultura brasileira no final do século XIX, é um tipo de poema popular, resultante da conexão entre as tradições orais e escritas, presentes na formação social brasileira.
Sua denominação é de origem portuguesa, pois, o país europeu cultivava a tradição de pendurar folhetos em barbantes.
Fonte: http://ipanema.notredame.org.br/estudantes-criam-obras-de-literatura-de-cordel/
Fonte: http://ipanema.notredame.org.br/estudantes-criam-obras-de-literatura-de-cordel/
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