CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Estudantes criam obras de Literatura de Cordel, Ipanema, RJ

destaque site

Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em agosto, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a Literatura de Cordel inspirou uma Atividade Diversificada, proposta pela docente de Língua Portuguesa, Luciana Araújo, aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema.
ZLE_8514
Com caráter interdisciplinar, ela desafiou-os a produzir o seu próprio cordel, respeitando as características do gênero. Cada educando, então, escolheu um tema já abordado nas aulas de Geografia, como migração, seca, fome e pobreza, para elaborar o seu poema. Além disso, confeccionaram as capas para as obras, utilizando a técnica que, tradicionalmente, ilustra tais livretos: a xilografia. Para isso, reutilizaram embalagens de isopor.

Seguindo a tradição, após prontas, elas foram penduradas em um varal literário, disponibilizado na passarela que conduz à piscina, para que fossem prestigiadas pela comunidade escolar.
A Literatura de Cordel:
Inserida na cultura brasileira no final do século XIX, é um tipo de poema popular, resultante da conexão entre as tradições orais e escritas, presentes na formação social brasileira.
Sua denominação é de origem portuguesa, pois, o país europeu cultivava a tradição de pendurar folhetos em barbantes.

Fonte: http://ipanema.notredame.org.br/estudantes-criam-obras-de-literatura-de-cordel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário