CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 7 de outubro de 2018

Alunos do Colégio Aplicação conhecem a Literatura de Cordel (Londrina, PR)


Agência UEL 
Professora aposentada da UEL, Raimunda de Brito Batista, falou sobre a importância dos cordéis

A Literatura de Cordel, recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, foi tema de palestra ministrada nesta quinta-feira (27) aos alunos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UEL, localizado no Campus. Eles receberam a professora aposentada da UEL, Raimunda de Brito Batista, grande conhecedora da Literatura de Cordel. 

A professora abordou de forma didática a origem da literatura de cordel, suas características e personagens marcantes e já tradicionais. Ela também demonstrou como os cordéis são produzidos, explicando que a forma mais habitual dos cordéis são "folhetos", pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em cordas ou barbantes, o que explica o nome. Ela inclusive trouxe exemplares dos cordéis para os alunos conhecerem. Durante a atividade, as crianças demonstraram interesse e curiosidade pela temática, pois elaboraram perguntas, o que aumentou ainda mais a interação com a convidada.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio de Aplicação, Luciana Lopes Galdino, os alunos tiveram contato com o tema anteriormente por meio de projeto elaborado e desenvolvido pela escola, cujo objetivo foi explorar diferentes gêneros textuais, sempre visando a valorização da cultura nacional. Todas as turmas participam do projeto, do primeiro ao quinto ano. Segundo ela, cada turma desenvolveu dentro da temática uma atividade diferente.

Ainda de acordo com a coordenadora, o evento foi realizado por meio da parceria com a Biblioteca Central, que contou também com a presença de técnicos do setor. Vale destacar que a Biblioteca Central da UEL guarda o 3º maior acervo de cordéis do mundo, muitos deles de autoria de diversos professores, entre eles produções da própria professora Raimunda. "Essa palestra é interessante porque as crianças têm contato direto com a literatura de cordel, em paralelo com o conteúdo ensinado em sala de aula. Sem dúvida, a experiência amplia as possibilidades de aprendizagem", completa ela. 

Fonte: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=27141

Nenhum comentário:

Postar um comentário