CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 22 de março de 2010

JOÃO MELQUÍADES FERREIRA DA SILVA - (PAVÃO MISTERIOSO)

João Melquíades Ferreira da Silva nasceu em Bananeiras, no brejo da Paraíba, em 7 de julho de 1869 e faleceu em João Pessoa em 10 de dezembro de 1933. Foi cantador e poeta de bancada, segundo Francisco das Chagas Batista, seu amigo e principal editor. É considerado um dos grandes poetas da primeira geração da literatura de cordel.
Sentou praça no Exército. Participou das campanhas de Canudos em 1897 e do Acre em 1903. Em 1904, já promovido a sargento, deu baixa do Exército, fixando residência na capital do Estado da Paraíba, onde se casou e teve quatro filhos. Manteve vínculo com a região rural de sua origem e escreveu diversos poemas com descrições da Paraíba, especialmente da Serra da Borborema. Adotou o título de cantor da Borborema. (Fonte: site Casa de Rui Barbosa)
Estou viabilizando para vocês us trechos de um dos mais famosos folhetos deste autor que faz parte de meu acervo pessoal. Não posso saborear esta obra-prima sozinho.






























Um comentário:

  1. Tenho no peito guardado
    Lembranças com emoção
    Onde o brilhar das estrelas
    Palpita em meu coração
    No cordel me identifico}
    E muito contente fico
    Fazendo improvisação

    Carlos Silva - poeta cantador
    Itamira- Bahia

    ResponderExcluir