CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ENFIM, MAIS UM BELIZARIO CORDELISTA 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿



Por Manoel Belizario 

Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite.

Falei recentemente em um post do Facebook (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5952553361450033&id=100000862852760) que teríamos em breve MAIS UM BELIZARIO CORDELISTA e dei o “spoiler” de que o lançamento deste ocorreria no domingo dia 4? Pois o lançamento de fato ocorreu, conforme explico nos parágrafo seguintes.

O NOVO BELIZARIO CORDELISTA é meu queridíssimo irmão JOSÉ BELIZARIO, ou somente BELIZARIO, como ele é mais conhecido. Este, como quem é mais próximo sabe, é o guerreiro de primeira hora da família. Foi o primeiro lá de casa a peitar de frente o MONSTRO DA POBREZA EXTREMA usando como arma A PRÁTICA EXARCEBADAMENTE LITERAL do verbo “ESTUDAR”. Ele batalhou todas as lutas contra o monstro mencionado, a ponto de ficar conhecido como o “doido de Abilo” (Abílio é o nome de nosso amado falecido PAI). Para muitos, só alguém sem uso consciente das faculdades mentais seria capaz daquele enfrentamento. Entretanto, ali estava um guerreiro, focado na VITÓRIA, enfrentando todas as batalhas de cabeça erguida, sem se importar com os cães que ladravam nos terreiros enquanto ele passava lendo, estudando pelos caminhos. 

A biografia de BELIZARIO (JOSÉ) é heroica, assim como a de todos os negros que suplantaram o monstro criado por aqueles que escravizaram nossos antepassados, filhos de MÃE ÁFRICA. A elite econômica usou, abusou e matou nossos/as tataravôs/ós. Aqueles que conseguiram escapar do genocídio escravagista foram relegados ao abandono total. Desse abandono, resulta A CRIATURA HORRENDA CHAMADA POBREZA EXTREMA, inventada não por nós negros, mas, reitero, pela ELITE ECONÔMICA que nos sequestrou do seio de nossa pátria-mãe africana. Diante disso, o que resta a nós, os negros remanescentes dessa TERRÍVEL PRÁTICA ESCRAVAGISTA? Uma luta descomunal que requer força de vontade para além do inimaginável. BELIZARIO (JOSÉ) é um desses descendentes de escravos que desafiaram a regra da herança maldita deixada pelos escravagistas e foi à luta ARMADO COM LIVROS, MUNICIADO COM O SABER. 

Diferentemente de muitos, ao alcançar o pódio, BELIZARIO (JOSÉ) não esqueceu os que continuam vítimas do MONSTRO. Pelo contrário, permanece constantemente na luta em prol dessas pessoas buscando mostrar, principalmente, que os GRILHÕES DA EXTREMA POBREZA só podem ser rompidos por meio do CONHECIMENTO.

E esse BELIZARIO (JOSÉ), hoje doutorando, professor de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), se pôs a compor Literatura de Cordel. Os versos que tanto o acompanharam nas veredas de sua História agora retornam em forma de inspiração e jorram de sua inventividade poética, principalmente  como instrumento de luta POR JUSTIÇA SOCIAL. Imaginem para mim a alegria de ter esses irmão, que já é parceiro em tantas outras frentes da vida, também nesse campo que tanto aprecio, A LITERATURA DE CORDEL.

BELIZARIO (JOSÉ) já vem compondo muitos poemas de cordel e tem se destacado bastante no cenário amazônico, onde apresenta constantemente, em diversos eventos, suas produções poéticas. Diante disso, ELE já tem o status de CORDELISTA e é preciso oficializar no cenário ‘cordélico’ o surgimento deste novo poeta.

O momento escolhido para tal foi a participação no “III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, evento ocorrido de 01 a 04 de outubro de 2020. A obra apresentada foi o cordel “PRÁXIS E EDUCAÇÃO POPULAR”, poema que compomos em parceria. 

Assista à apresentação de BELIZARIO (JOSÉ) no vídeo seguinte.


BEM-VINDO AO MUNDO DO CORDEL, MANO JOSÉ BELIZARIO


(Assista ao último dia  do evento completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0BGK2nTiJ4E&feature=youtu.be)

Nenhum comentário:

Postar um comentário